Veja Exatamente Como é e Como Funciona a Alfândega Brasileira Quando os Produtos Importados Chegam ao Brasil:

Quando o assunto é compras no exterior, podendo ser importações nos Eua ou na China é praticamente impossível escapar dela, a Alfândega Brasileira, conhecida também por muitos como Aduana. Este é o lugar que todas as encomendas vindas do estrangeiro vão parar e serem fiscalizados antes de serem liberados para prosseguir pro seu endereço.

 

Devido a este procedimento que as suas compras demoram um pouco mais até chegar em sua casa. Mas a pergunta é, será mesmo que você sabe como está instituição fiscalizadora funciona de verdade?

 

Na verdade se trata de uma instituição governamental cujo todos os departamentos (setores) responsáveis por toda exportação e importação de produtos e mercadorias do País agem e atuam.

 

As aduanas ou alfândegas ficam localizadas nas fronteiras do Brasil com outros países, normalmente ficam em aeroportos e portos onde existe entrada e saída de mercadorias em geral do Brasil.

 

Saber exatamente como funciona a alfândega brasileira é muito importante porque se pretende comprar no exterior sendo pro seu uso pessoal ou até mesmo pra revender não tem como fugir dela.

 

Saiba Como Funciona a Alfândega Brasileira

 

Saiba a Trajetória da Sua Mercadoria Pela Alfândega no Brasil:

Normalmente quando os produtos importados dos Estados Unidos ou da China ou de qualquer outro País chega em nosso território é imediatamente enviado para a alfândega brasileira mais próxima do endereço de destino final.

 

O processo inicial pelo qual passa todos os produtos é uma classificação conforme o tipo de mercadoria como por exemplo: se é industrializado ou não, se são roupas para vestuário, calçados em geral ou eletrônicos entre outros tipos de itens que chegam lá de fora todos os dias. Saber todo o percurso de seus produtos dentro da aduana é fundamental a todos que querem saber como funciona a alfândega brasileira por dentro em detalhes.

 

A encomenda em si é analisada e taxada conforme dados coletados na hora da fiscalização, a alfândega irá verificar e conciliar todas as informações fornecidas pelo dono da mercadoria se realmente são verdadeiras.

 

Todas as caixas passam por um processo conhecido de escaneamento em raio laser, assim o fiscal da aduana ou alfândega verifica se o que tem na caixa coincide com a declaração alfandegária feita pelo importador. Isto serve pra verificação e certificação da veracidade da declaração com o conteúdo das caixas.

 

Só para você entender mais como funciona a alfândega brasileira os funcionários e agentes da Receita Federal fazem uma pesquisa de diferentes tipos de produtos em geral, e eles também contam com uma lista com diversos preços de mercadorias do Brasil e do exterior.

 

Então se o valor declarado por você for diferente daquele que é praticado em geral pelo comércio o dono do item importado poderá pagar uma multa devida a isto isto ou até mesmo uma taxa.

 

A outra etapa deste processo de classificação consiste em classificar o produto conforme sua categoria, daí sim ele será enviado a outro órgão também fiscalizador que está determinado ou não a liberar a sua encomenda no Brasil.

 

Isto ocorre devido a algumas substâncias existentes são extremamente proibidas de entrar aqui em nosso território. Entender como funciona a aduana brasileira não é muito difícil mas existem alguns detalhes importantes que não podem ficar de fora como substâncias proibidas.

 

Como exemplo, caso o produto seja de origem animal ela será fiscalizada pelo Ministérios da Agricultura. Agora se tratar de remédios ou medicamentos ele é controlado pela Anvisa que é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Fique muito atento pois alguns medicamentos são proibidos de entrar no Brasil quando importados dos Eua ou da China ou de outros países.

 

Fazendo um resumo geral de como funciona a alfândega brasileira em geral é bem simples de entender. Todas as encomendas e pacotes são enviados para o setor de fiscalização da Receita Federal pra serem fiscalizados pelos agentes responsáveis.

 

Os mesmos verificam se os impostos foram cobrados ou não ou se estão isentos de cobrança como é o caso de livros, medicamentos e também existe aquele caso onde o pacote é enviado de pessoa física lá de fora pra pessoa física residente aqui. E se a compra for menor que $ 50 dólares também estará isento de taxas por lei.

 

Se por acaso o produto importado for tributado (taxado) dependendo de valor, podendo ser ele por exemplo um relógio original de marca, um item de maquiagem ou até mesmo um hd externo a mercadoria é enviada a uma agência da empresa de Correios mais próxima de sua casa e você receberá uma notificação dos Correios daí basta se dirigir a agência e quitar a taxa que é de 60% em cima do valor do produto e retirar o pacote, lembrando que o pagamento do imposto é aceito somente em dinheiro em espécie, algumas agências de alguns Estados aceitam cartão de crédito.

 

Saber Como Funciona a Alfândega Brasileira Pode Agilizar Todos Este Procedimento e Assim Receber as Compras Mais Rapidamente:

Durante o ano inteiro chegam centenas de milhares de mercadorias na alfândega, e devido a isto o processo de fiscalização dos agentes é um pouco demorado. Para que suas importações não fiquem muito tempo parado na aduana é importante sempre na hora da compra no site internacional ou no redirecionador de encomendas (Shipito) ficar atento se preencheu o seu endereço de entrega corretamente. Sempre estar verificando o número da residência e o seu cep daqui corretamente fazem com que atrasos na entrega sejam reduzidos fazendo com que receba logo suas importações.

 

Agora se deseja saber muito mais como funciona a alfândega brasileira e também aprender diversas técnicas sobre importar produtos 100% originais de marca pagando bem menos, faça parte hoje mesmo da Academia do Importador e participe do maior grupo de importadores do Brasil que sempre compra tudo no exterior pagando muito menos.

 

3 votes, average: 5,00 out of 53 votes, average: 5,00 out of 53 votes, average: 5,00 out of 53 votes, average: 5,00 out of 53 votes, average: 5,00 out of 5
Loading...